terça-feira, 17 de março de 2009

Publicidade online deverá movimentar R$ 1 bi em 2009, prevê IAB

Os anúncios publicitários veiculados na internet brasileira deverão movimentar R$ 1 bilhão este ano, passando a representar 4,2% do total dos investimentos em publicidade no país. A estimativa foi apresentada na última sgunda-feira pelo Internet Advertising Bureau (IAB) Brasil, e leva em conta os dados do projeto InterMeios, do jornal Meio&Mensagem, além de informações apuradas junto aos 95 associados do IAB. Se confirmada a previsão, o volume de investimentos em publicidade online este ano registrará crescimento de 30% em relação a 2008, quando o mercado movimentou R$ 760 milhões, ou 3,5% do bolo publicitário brasileiro.

Para o presidente do IAB Brasil, Guilherme Ribenboim, a compreensão maior de publicitários e anunciantes sobre a importância da internet como mídia - hoje os veículos online são responsáveis pela segunda maior cobertura no país, só perdem para as emissoras de TV -, e o crescimento da audiência na web brasileira (62 milhões de pessoas em 2008, segundo dados do Ibope Nielsen, sendo 39% de internautas da classe C) explicam esse crescimento contínuo da publicidade online no país. Além disso, observa ele, os investimentos em mídia online vêm registrando altas acima de 40% nos últimos dois anos.

- A estimativa de participação de 4,2% no bolo publicitário brasileiro ainda é muito pequena se comparada aos 10% a 15% dos países mais maduros como Estados Unidos e Inglaterra - ressaltou Ribenboim.

A previsão de crescimento de 30% no faturamento com anúncios na internet, explica o executivo do IAB, abaixo dos 40% dos últimos anos, já reflete a crise financeira global, que acabou causando uma desaceleração dos investimentos. O Brasil, disse ele, sofreu menos com a turbulência econômica internacional, mas o mercado teve que absorver algum impacto negativo que se reflete nas estimativas para 2009.

- Sentimos menos, mas houve uma redução dos investimntos. Mas a tendência de crescimento desse mercado continua e tem de estabilizar em algum patamar que ainda não sabemos - explicou Ribenboim, que comanda o site Yahoo! Brasil.

Segundo ele, a Classe C, que em 2008 representou 39% da audiência na web nacional, deverá fazer a diferença para os anunciantes quando atingir no final deste ano a marca de 45% de penetração na internet brasileira.

- A Classe C foi responsável pela recorde de vendas de computadores, que ultrapassaram a de televisores. Isso mostra que a internet brasileira está se transformado rapidamente em um meio popular, essencial para quem quer investir em anúncios online.

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